A jornada de compra é todo o caminho que o cliente percorre até a concretização final da compra. Funciona como uma espécie de base que define em qual estágio do processo de compra o consumidor está.
Identificando em qual momento da jornada de compra o consumidor se encontra, uma empresa que se adapta aos hábitos de pesquisa do seu público e antecipa as suas necessidades, tem muito mais chances de obter sucesso em suas estratégias.
Deste modo, a jornada de compra é separada em 4 fases, sendo elas:
Este é o momento da descoberta. Nesta fase da jornada de compra o consumidor potencial ainda não tem ideia de que tem um problema para resolver.
Então, a equipe de marketing deve gerenciar seus esforços para identificar como despertar o interesse dele ainda nessa fase da jornada de compra.
Esta fase da jornada de compra é marcada pelo reconhecimento do problema. Aqui o consumidor já tem o interesse e a curiosidades despertados através de suas pesquisas sobre conteúdo em questão.
Com isso, ele passa a entender que tem um problema ou uma oportunidade de alcançar seus objetivos de alguma forma específica. Então, nessa etapa da jornada de compra, a equipe de marketing concentra suas ações para demonstrar ao cliente que a sua necessidade pode ser resolvida.
Depois de pesquisar soluções viáveis para resolver os seus problemas e necessidades, nesta fase da jornada de compra, o cliente ainda não apresenta o desejo sólido de realizar uma compra específica.
Então ele certamente vai optar por avaliar mais profundamente todas as opções disponíveis e compará-las posteriormente.
Neste momento da jornada de compra a equipe de marketing tem um desafio que é tentar mostrar para o consumidor que o produto ou serviço oferecido pela empresa é a melhor solução para atender as necessidades de seu público.
Esta é a fase final da jornada de compra e a mais esperada pelas empresas. É a fase em que o consumidor já tem noção total do seu problema e está pronto para finalmente obter uma solução para ele.
Na fase da decisão as empresas devem se dedicar na força de sua persuasão para mostrar ao consumidor que o seu produto ou serviço se destaca entre os demais da concorrência por ser diferente e único.
Na etapa final da jornada de compra é preciso garantir que o que a empresa oferece é a escolha certa para consumidor.
Tendo conhecimento dessas 4 etapas, percebemos que cada consumidor possui uma jornada de compra onde busca informações que respondam as suas solicitações de forma eficiente.
É muito importante que você antecipe os desejos e necessidades do seu público ou persona para desenvolver uma jornada de compra que funcione bem para cada um deles.
Portanto, é preciso que você tenha ao seu lado uma equipe de marketing preparada para te auxiliar a criar a jornada de compra ideal para os seus possíveis consumidores.
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