Nos dias de hoje você deve considerar normal ver pessoas pesquisando qualquer tipo de informação, comprando de tudo pela internet e recebendo tranquilamente em suas casas. Mas nem sempre isso foi assim, encaixar tais novidades no dia-a-dia foi uma tarefa que alguns tiraram de letra, mas que outros ficaram completamente perdidos.
Para que não haja nenhum tipo de confusão, você precisa entender melhor o que levou esse universo gigante e poderoso que é o mercado web a ser o que é hoje e para isso o convidamos a voltar um pouquinho no tempo com a gente.
1995 a 2003: essa época foi marcada com o crescimento veloz dos negócios digitais que começaram fora do país. Nos Estados Unidos, praticamente todos os investidores tinham interesse em ingressar no mercado web, pois ele mostrava promissor e uma grande oportunidade para as “empresas digitais” desenvolverem qualquer tipo de ideia.
2004-2009: com a implementação e o avanço do uso da banda larga, as grandes empresas passaram a desenvolver um negócio online e assim alcançavam outros países, como o Brasil. Além disso, começava nessa época as propagandas feitas pelo Google, os produtos sendo vendidos totalmente pela internet e a criação de conteúdo por meio de plataformas como o Facebook, Youtube e Wikipedia.
2010 a 2012: esses anos foram marcados principalmente pela entrada dos dispositivos móveis como smartphones e tablets. Os dispositivos móveis davam mais conectividade as pessoas, aumentava o uso das redes sociais, propagandas, promoções, vendas e ainda incluía pequenos e novos negócios na rede. Isso gerou uma grande concorrência entre as empresas para se destacarem no mercado de compras coletivas. Também foi implementado o serviço de entrega expressa que atendia a necessidade do consumidor de ter sua encomenda nas mãos sem esperar muito por elas.
2013 a 2015: observando o sucesso da Black Friday internacionalmente, o mercado web brasileiro também a recebeu de braços abertos gerando um crescimento significativo nas compras. No entanto, em 2015, ao sofrer modificações nas leis sobre circulação de mercadorias e serviços, o mercado foi prejudicado, precisando se adaptar as novas relações que giravam em torno de preços x valor.
2016 a 2017: devido à crise econômica gerada pela mudança de leis, o mercado web (também chamado de e-commerce) teve uma queda no número de vendas, entretanto conseguiu se recuperar logo em seguida através de plataformas como a Amazon e o MercadoLivre, onde os lojistas ofereciam os seus produtos e serviços em um mesmo lugar para o cliente.
2018 a 2019: a jornada de compra do consumidor se divide entre o ambiente virtual onde se obtém rapidamente uma grande quantidade de informações sobre o que se quer comprar, e as lojas físicas que oferecem a possibilidade de experimentação do produto ou serviço. Em virtude da facilidade de compra, logo o E-commerce se expandiu para o que é hoje. Um negócio com cerca de R$ 80 bilhões no Brasil e milhões de pedidos com expectativa ainda maior de crescimento.
Portanto, nos últimos 20 anos é perceptível a mudança de hábitos entre as empresas e seus clientes. Isso porque tivemos que encarar uma realidade diferente da qual já estávamos acostumados por conta do maior acesso à internet e a propagação dos dispositivos móveis. Apesar das dificuldades iniciais, hoje o mercado web tem grande importância na economia mundial e se você ainda não participa desse mercado tão abrangente, pode estar perdendo grandes chances de sucesso para o seu negócio.
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