Para muitas pessoas, a dúvida entre aprender sozinho ou contratar uma agência de marketing digital para seu negócio é grande.
Especialmente com a popularização da internet e do mercado digital, a importância dessa categoria de marketing cresceu consideravelmente.
Por isso, devida a sua necessidade, veja os prós e contras do trabalho intermitente ou contratar uma agência de marketing digital.
Vantagens e desvantagens de fazer sozinho
Muitos preferem fazer o trabalho do marketing digital sozinhos, ou apenas com a equipe que já contam no negócio.
Contudo, essa alternativa possui certas vantagens e desvantagens.
Vantagens
Certamente, uma das maiores vantagens de se fazer sozinho é a economia de gastos na contratação de uma agência de marketing digital especializada.
Ainda que se trate de um serviço necessário, pode não estar de acordo com o orçamento da empresa, e não se sabe ao certo quanto o investimento retornará.
2 – Praticidade
Ao trabalhar sozinho, você agilizará diversos processos, porque já possui conhecimento integral dos negócios e de como ele funciona.
Assim, não precisará perder tempo explicando para uma nova equipe, o que torna o serviço prático e mais ágil.
Desvantagens
Por outro lado, optar por aprender sobre marketing digital sozinho pode levar tempo e recursos, e certamente não será igual a uma equipe especializada e com formação nesse segmento.
Dessa forma, alguns conhecimentos poderão ficar de fora, e, mesmo que busque formação profissional superior, por exemplo, ainda levará mais tempo.
Ainda, escolher fazer esse serviço sozinho, ou mesmo que conte com uma equipe pequena, representará uma sobrecarga de funções.
Isso porque nenhum dos membros da equipe é um profissional na área, como nas agências, e, eventualmente, precisará aprender mais uma função além da sua cotidiana.
Vantagens e desvantagens de terceirizar
Por outro lado, também é possível terceirizar o serviço e contratar uma agência de marketing digital para trabalhar com seu negócio.
Confira as vantagens e desvantagens dessa opção.
Vantagens
1 – Equipe especializada
Uma das principais vantagens é que uma agência de marketing digital conta com funcionários altamente qualificados para o serviço.
Afinal, eles possuem formação e conhecimentos na área, o que representará a elaboração de estratégias mais eficientes e sólidas.
Além de tudo, terceirizar o serviço poderá trazer credibilidade para seu negócio, pois mostrará a preocupação com uma imagem mais séria e profissional.
Ainda, com uma agência e estratégias eficazes, a empresa poderá contar com produtos, divulgações de alto nível e resultados positivos.
Como mencionado, enquanto uma das vantagens de fazer o serviço sozinho é a economia de gastos, contratar uma agência de marketing digital representa um certo impacto nas finanças do seu negócio.
É preciso estar disposto a investir nesse setor, caso a intenção seja contratar uma equipe verdadeiramente profissional e competente.
É preciso que a agência contratada se adapte ao seu modelo de negócio, e entenda quais as propostas, objetivos e metas da empresa.
Tudo isso pode levar algum tempo e recursos, até que os profissionais adquiram experiência no seu negócio e compreendam, efetivamente, o que é esperado do trabalho.
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