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Qual importância de ter uma estratégia de dados?

Qual importância de ter uma estratégia de dados?

Conhecer seu cliente e saber quais são suas necessidades e desejos pode garantir oportunidades para que sua empresa cresça cada vez mais.

Afinal, com a competitividade cada vez maior em todos segmentos de mercado, torna-se necessário saber onde investir para chegar a seu público-alvo.

Felizmente, hoje em dia existem tecnologias destinadas a ajudar a entender melhor seu cliente, como através das ferramentas de Big Data e Small Data.

Além disso, sistemas de dados conseguem mensurar os retornos que seu negócio está obtendo e tomar decisões para o futuro da organização.

Os especialistas já dizem que a informação é um dos ativos intangíveis mais valiosos atualmente, por isso, vamos falar um pouco sobre por que você precisa ter uma estratégia de dados.

 

O que é Estratégia de Dados?

 

A Estratégia de Dados, ou Data Strategy, é a tomada de decisões baseada nas informações obtidas pelo gerenciamento de dados.

Ou seja, é uma maneira de utilizar as informações que tem a sua disposição para conseguir vantagens competitivas e visualizar as oportunidades a seu redor.

Para isso, torna-se necessário usar as ferramentas tecnológicas que possibilitam que os dados sejam colhidos e processados, como CRM, Big Data, Small Data, dentre outras.

Um bom gerenciamento de dados alinha as estratégias organizacionais com a visão completa de quem é seu público-alvo e o que ele espera da sua empresa.

 

Qual é a importância da estratégia de dados para o negócio?

 

Como dito anteriormente, uma estratégia de dados bem formulada apresenta muitas vantagens competitivas para sua empresa.

Dentre elas, algumas se destacam, como:

 

·         Conhecer seu público-alvo

 

Hoje em dia, fornecer uma boa experiência para o cliente é fundamental.

A partir do momento que você o conhece profundamente, entende seus desejos e necessidades, também pode melhorar este relacionamento.

Ademais, com as mudanças ocorrendo o tempo todo e ambientes voláteis, é necessário acompanhar o que o cliente espera de você em cada época para poder atendê-lo.

Esta é uma forma de estar sempre atento às exigências do mercado, e de tornar sua empresa adaptável, o que é uma característica essencial para as organizações modernas.

 

·         Estimula a Inovação

 

Mais uma vez, isto está relacionado a visão mais ampla que você terá do mercado.

Naturalmente, você terá desenvolvimento tecnológico e informações para entender quais as novas tendências e quando vale a pena investir nelas.

Com isso, o ambiente empresarial se torna inovador.

 

·         Direciona as ações de marketing

 

Na realidade, esta é uma consequência natural de conhecer seu cliente profundamente.

Desta forma, é possível direcionar as ações de marketing para conversar melhor com seu público-alvo.

Com isso, os esforços do Marketing se converterão em mais resultados, aumentando o retorno, sem precisar, necessariamente, investir mais.

 

·         Facilita a tomada de decisões

 

Além disso, a estratégia de dados agiliza e facilita a tomada de decisões, já que é possível analisar com rapidez as variáveis envolvidas.

 

Por estes e outros motivos, possuir uma estratégia de dados bem definida é importante para garantir que seu negócio se adapte as novas exigências dos consumidores e consiga aproveitar as oportunidades certas.

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