fbpx

Evolução do mercado web nos últimos 20 anos

Evolução do mercado web nos últimos 20 anos

Nos dias de hoje você deve considerar normal ver pessoas pesquisando qualquer tipo de informação, comprando de tudo pela internet e recebendo tranquilamente em suas casas. Mas nem sempre isso foi assim, encaixar tais novidades no dia-a-dia foi uma tarefa que alguns tiraram de letra, mas que outros ficaram completamente perdidos.

Para que não haja nenhum tipo de confusão, você precisa entender melhor o que levou esse universo gigante e poderoso que é o mercado web a ser o que é hoje e para isso o convidamos a voltar um pouquinho no tempo com a gente.

1995 a 2003: essa época foi marcada com o crescimento veloz dos negócios digitais que começaram fora do país. Nos Estados Unidos, praticamente todos os investidores tinham interesse em ingressar no mercado web, pois ele mostrava promissor e uma grande oportunidade para as “empresas digitais” desenvolverem qualquer tipo de ideia.

2004-2009: com a implementação e o avanço do uso da banda larga, as grandes empresas passaram a desenvolver um negócio online e assim alcançavam outros países, como o Brasil. Além disso, começava nessa época as propagandas feitas pelo Google, os produtos sendo vendidos totalmente pela internet e a criação de conteúdo por meio de plataformas como o Facebook, Youtube e Wikipedia.

2010 a 2012: esses anos foram marcados principalmente pela entrada dos dispositivos móveis como smartphones e tablets. Os dispositivos móveis davam mais conectividade as pessoas, aumentava o uso das redes sociais, propagandas, promoções, vendas e ainda incluía pequenos e novos negócios na rede. Isso gerou uma grande concorrência entre as empresas para se destacarem no mercado de compras coletivas. Também foi implementado o serviço de entrega expressa que atendia a necessidade do consumidor de ter sua encomenda nas mãos sem esperar muito por elas.

2013 a 2015: observando o sucesso da Black Friday internacionalmente, o mercado web brasileiro também a recebeu de braços abertos gerando um crescimento significativo nas compras. No entanto, em 2015, ao sofrer modificações nas leis sobre circulação de mercadorias e serviços, o mercado foi prejudicado, precisando se adaptar as novas relações que giravam em torno de preços x valor.

2016 a 2017: devido à crise econômica gerada pela mudança de leis, o mercado web (também chamado de e-commerce) teve uma queda no número de vendas,  entretanto conseguiu se recuperar logo em seguida através de plataformas como a Amazon e o MercadoLivre, onde os lojistas ofereciam os seus produtos e serviços em um mesmo lugar para o cliente.

2018 a 2019: a jornada de compra do consumidor se divide entre o ambiente virtual onde se obtém rapidamente uma grande quantidade de informações sobre o que se quer comprar, e as lojas físicas que oferecem a possibilidade de experimentação do produto ou serviço. Em virtude da facilidade de compra, logo o E-commerce se expandiu para o que é hoje. Um negócio com cerca de R$ 80 bilhões no Brasil e milhões de pedidos com expectativa ainda maior de crescimento.

Portanto, nos últimos 20 anos é perceptível a mudança de hábitos entre as empresas e seus clientes. Isso porque tivemos que encarar uma realidade diferente da qual já estávamos acostumados por conta do maior acesso à internet e a propagação dos dispositivos móveis. Apesar das dificuldades iniciais, hoje o mercado web tem grande importância na economia mundial e se você ainda não participa desse mercado tão abrangente, pode estar perdendo grandes chances de sucesso para o seu negócio.

Cresça mais rápido com a Brutalit.

Siga a Brutalit nas Redes Sociais

Já vai embora?

Já vai embora?

Nós podemos ajudar você a alavancar e reforçar suas vendas pela internet

Resultado em 1 mês, ou você cancela sem multa, e sem tempo mínimo

×